A iniciativa “Dia da Terra” decorreu entre os dias 17 e 25 de Abril de 2021, e as atividades, organizadas por associações, ONG’s, entidades públicas e privadas, movimentos, e outras organizações nacionais foram em sua maioria realizadas em formato virtual.

O grande objetivo desta iniciativa é informar e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância que o oceano desempenha na Terra, dar a conhecer a sua biodiversidade, como funciona, os serviços que presta e os problemas que o afetam, bem como podemos envolver-nos na sua proteção e recuperação.

Abaixo estão as atividades realizadas pela SOMAR.

#oOceanoÉaNossaTerra 

OCEANO DE PALAVRAS | Formação

  • Descrição: Jogos didáticos e divertidos, direcionados a crianças no início da aprendizagem e alfabetização. Concebidos para apoiar as crianças na navegação pelo mundo da escrita, enquanto simultaneamente aprendem sobre a vida no oceano e desenvolvem noções de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
  • Local: Escola de Ouressa – Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro (Mem Martins)

  • Data: 22 de abril de 2021

  • Público-alvo: Escolar – Alunos 1.º ano

  • Crianças em idade de alfabetização

impressão da atividade, lápis, borracha e lápis de cor.

  • escrita autônoma e compartilhada;
  • leitura e interpretação de enunciados e pequenos textos;
  • organização espacial;
  • desenvolvimento de noções de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
  • sistematizar o uso das letras do alfabeto;
  • fazer hipóteses de escrita de palavras que fazem parte do repertório do tema da atividade;
  • montar diferentes palavras a partir das letras do alfabeto;
  • sistematizar palavras de uso comum do tema da atividade;
  • treinar a leitura de palavras e enunciados;
  • perceber-se a fazer parte ativa do ambiente natural no qual está inserido. 

Abaixo algumas atividades realizadas por alunos: 

TRABALHOS MANUAIS | Formação

  • Descrição: Artes manuais afetas aos temas “Terra, Mar, Relação Homem-Natureza”. Igualmente com o objetivo de sensibilizar e alertar os mais novos para a fragilidade dos ecossistemas na Terra, a SOMAR desafiou a turma de Estudo Acompanhado do 5º e 6º ano a criar uma obra a partir dos materiais existentes na sala. Foi também sob os temas “Há lixo no mar”, “Porque devemos preservar o meio-ambiente?” e “Como será o futuro?” que os alunos foram desafiados a fazer peças de teatro de improviso.
  • Local: Lar Criança (Portimão)

  • Data: 22 de abril de 2021

  • Público-alvo: Escolar – Alunos 5.º e 6.º ano

Abaixo algumas atividades realizadas por alunos: