A SOMAR – Associação de Conservação Marinha e Bioacústica é uma associação de defesa do ambiente sem fins lucrativos que tem como principal missão a disseminação de conhecimento, partilha de informações sobre conservação marinha e a realização de investigação com golfinhos e baleias da região da Costa Algarvia.

O que fazemos

Nossas atividades incluem atividades de educação e sensibilização ambiental (crianças e adultos), iniciativas em prol da sustentabilidade, cooperação em iniciativas nacionais e internacionais para conservação do oceano, realização de projetos de investigação marinha e implementação de um centro para visitantes de divulgação de informação. 

atividades e outras iniciativas

Limpeza costeira 2021

A 18 de setembro assinala-se o Dia Internacional de Limpeza Costeira, e a SOMAR uma vez mais celebra essa data com ações de limpeza entre os dias 18 e 26 de setembro em praias de Lagos e Portimão.

Livro infantil "abc do mar"

“ABC do Mar” é o título do livro infantil escrito e ilustrado por Irene Prado, pedagoga e psicopedagoga, numa parceria com a SOMAR. O livro é escrito em formato de acróstico e traz o alfabeto com informações e curiosidades sobre os animais aquáticos. Esse livro tem apoio da Cátedra UNESCO para Sustentabilidade do Oceano.

Dia da terra

A SOMAR lançou o desafio “OCEANO DE PALAVRAS” para todas as crianças que estão a começar a navegar pelo mundo da escrita, com uma atividade divertida com o uso de palavras relacionadas ao oceano.

Parque Natural Marinho do recife do Algarve - pedra do valado

Entregue ao governo a proposta para uma nova Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário no Algarve: o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado. Este processo decorreu ao longo de quase 3 anos e envolveu mais de 70 entidades, dentre elas a SOMAR.

Limpeza costeira 2020

Celebramos o Dia Internacional de Limpeza Costeira em Portugal entre os dias 19 e 27 de Setembro de 2020 com diversas ações de limpeza em praias pelo Algarve.

Eixos de Ação

Literacia do Oceano

Literacia do Oceano também pode ser entendida como cultura oceânica, ou seja, a compreensão de toda a influência do oceano nas nossas vidas enquanto indivíduo, sociedade e ecossistema.

Investigação Marinha

Uma conservação eficaz dos cetáceos depende do conhecimento de vários aspetos da sua ecologia populacional, ecologia acústica e do impacto das atividades humanas sobre as suas populações.

CICAS - em breve!

O intuito do CICAS – Centro de Interpretação de Cetáceos e Acústica SOMAR é ser um centro inovador e de referência com caráter pedagógico e lúdico,  apresentando-se como um espaço que convida a mexer, descobrir e experimentar, capaz de inspirar e motivar os visitantes na área da sustentabilidade ambiental, provocar mudanças de pensamento, sensibilizar e transformar. 

Literacia do Oceano

Literacia do Oceano também pode ser entendida como cultura oceânica, ou seja, a compreensão de toda a influência do oceano nas nossas vidas enquanto indivíduo, sociedade e ecossistema.

Um princípio básico da SOMAR é disseminar, divulgar e popularizar o conhecimento sobre o oceano e a vida marinha local na região do Barlavento Algarvio. Para isso é necessário atuar tanto nas futuras gerações nas escolas como com o público em geral para que além de sensibilizar sobre a questão da conservação, cada indivíduo possa ser um agente de transformação. 

disseminar o conhecimento

de forma a transpassar a sociedade por todos os diferentes públicos: grupos escolares, comunidade local, visitantes de Lagos, público em geral e crianças.

Atividades direcionadas

para cada grupo específico de forma a abranger o interesse de todos por iniciativas diferenciadas.

Colaborações e parcerias

pois se queremos um futuro melhor com mais consciência ambiental e um oceano mais protegido e resiliente precisamos da união de entidades privadas, associações, órgãos públicos e sociedade civil.

Para alcançar o objetivo com a literacia do oceano a SOMAR atua em 4 eixos de ação: Turismo de Observação de Cetáceos, CICAS – Centro de Interpretação de Cetáceos e Acústica SOMAR, Programa educacional infantil e Eventos e outras iniciativas ambientais.

Turismo de Observação de cetáceos

Uma das motivações da fundação da SOMAR foi fornecer apoio para as empresas marítimo-turísticas da região que oferecem os passeios de observação de cetáceos. 

Por meio de parcerias colaborativas a SOMAR tem como objetivo contribuir para um turismo mais sustentável.

Empresas Marítimo-Turísticas Parceiras

Incluir uma componente educacional nos passeios de observação de cetáceos auxilia no aumento da satisfação dos turistas por proporcionar uma experiência rica e agradável, além de servir como instrumento de sensibilização ambiental, contribuindo para a conservação marinha.

investigação marinha

Uma conservação eficaz dos cetáceos depende do conhecimento de vários aspetos da sua ecologia populacional, ecologia acústica e do impacto das atividades humanas sobre as suas populações.

A SOMAR tem como um dos pilares fundamentais da associação a investigação marinha com o objectivo de aumentar o conhecimento de espécies marinhas e habitats, tendo em vista a melhoria do seu estado de conservação e adequada gestão dos recursos naturais.

A Bioacústica, uma área científica recente e uma das especialidades da associação, é uma metodologia cada vez mais utilizada em todo o mundo para o estudo de animais marinhos, sendo de grande importância para um manejo sustentável de recursos aquáticos principalmente em regiões costeiras.

ecologia acústica

O estudo dos sons no ambiente marinho é uma área de estudo dedicada à compreensão dos mecanismos de produção e receção dos sinais acústicos pelos organismos marinhos, como os animais utilizam esses sinais em seu habitat natural e quais interferências dos impactos antropogénicos.

Distribuição e uso de áreas

Conhecer a distribuição geográfica dos cetáceos que utilizam a costa do Algarve e o potencial impacto de atividades humanas sobre as populações desses animais é fundamental para a implementação e gestão das áreas marinhas protegidas, assim como para um melhor ordenamento do espaço marinho.

Colaborações e parcerias

Assim como em todas as áreas de ação da SOMAR, a cooperação de diversas entidades proporciona um aumento na troca e partilha de conhecimento e a possibilidade de mais estudos investigativos.

Parcerias e Colaborações

Camara de Lagos-512
splash (gdequadrada) -512