The Green Journey

No dia 16 de junho de 2023, a equipe da SOMAR teve o prazer de receber o inspirador casal viajante Megan e Polo, os visionários por trás do Projeto The Green Journey. Com uma missão singular de contar histórias sobre pessoas com trabalhos relacionados às mudanças climáticas, Megan e Polo embarcaram em uma jornada única, impulsionada por três princípios fundamentais: viagens lentas, de baixo carbono e com um olhar duplo sobre o impacto ambiental e social.

“À medida que viajamos, estamos fazendo parcerias com indivíduos e organizações que estão trabalhando para criar um futuro ambiental melhor”, afirmaram Megan e Polo, descrevendo sua abordagem para lidar com o problema global das mudanças climáticas por meio de soluções locais e globais. 

Durante a sua visita à SOMAR, discutimos o impacto da poluição sonora marinha, especialmente para as espécies de cetáceos, destacando as diferenças entre as regiões costeiras e oceânicas. Abordamos também os principais impactos dos ruídos sonoros nos animais marinhos e exploramos possíveis medidas de mitigação em nível local. Além disso, tratamos da questão das macroalgas invasoras, um problema crescente nas praias do Algarve, e da relação crucial entre os grandes cetáceos e a regulação climática.

Como pano de fundo para essa conversa enriquecedora, exploramos a Praia da Luz, compartilhando alguns fósseis marinhos com Megan e Polo. A experiência se estendeu pelos passadiços da Ponta da Piedade, onde nossa co-fundadora e presidente, Rafaela Cardoso, discutiu os desafios e as oportunidades envolvidos no desenvolvimento de uma associação sem fins lucrativos com uma missão de conservação marinha.

 Agradecemos imensamente a Megan e Polo por sua dedicação incansável ao movimento e pelo entusiasmo e carinho demonstrados à nossa equipe. Sua jornada inspiradora nos lembra do poder da colaboração e da paixão em promover mudanças positivas para o nosso planeta.

Com iniciativas como a Green Journey, somos lembrados de que cada passo, por menor que seja, pode fazer a diferença na construção de um futuro mais sustentável e consciente para todos.

Pode ver o artigo escrito por eles sobre o nosso encontro no link: Creating waves of change in the Algarve (substack.com)