Legislação, abordagem e comportamentos a adotar na observação de cetáceos

Formação

Teve lugar a 1ª edição da ação formativa da SOMAR destinada às equipas das empresas marítimo turísticas de Lagos, especialmente as que realizam saídas de barco para observação de golfinhos e grutas na costa do Algarve no mês de junho.

Em consonância com os objetivos da associação SOMAR em trabalhar lado a lado das empresas marítimo-turísticas de Lagos e região para apoiar e reforçar um turismo mais sustentável, surge a necessidade de criar um curso de formação destinado à tripulação de embarcações turísticas do Algarve, especialmente as que realizam atividade de observação de golfinhos e baleias.

É nosso intuito como associação de conservação marinha dar ênfase à prática correta da regulamentação que já existe em Portugal sobre a aproximação de cetáceos com embarcações. Além disso, uma componente de informações sobre a biologia e espécies que são observadas nos passeios é fundamental para impulsionar a componente educativa dos passeios para os clientes e assim auxiliar a sensibilização ambiental.

 

Essa formação foi a 1ª edição presencial, de curta duração – 6 horas, gratuita e com certificação, com o objetivo de impulsionar o turismo mais sustentável para a atividade de observação de golfinhos na cidade. Foram 3 sessões de 2 horas cada em horário pós-laboral no Armazém da Sealife, ao lado na Marina de Lagos.

  • Data: 06, 07 e 08 de junho de 2022
  • Horário: 18h30 às 20h30
  • Local: Armazém da Sealife

Essa ação de formação ocorreu no âmbito da Estação Náutica de Lagos com parceria da Câmara Municipal de Lagos, da Sealife e da Marina Club Lagos Resort.

logo
logo
logo
logo

Essa formação só reforçou a importância desse tema ser tratado, discutido e partilhado entre todas as pessoas que trabalham nesse sector. Todos puderam partilhar suas experiências e adicionar ainda mais conhecimento e informação ao curso!

E às empresas que participaram, é muito bom ver o interesse em atingir uma atividade mais responsável e sustentável e por isso os nossos parabéns!