Conferência dos Oceanos
2022 UN Ocean Conference – Lisboa
De 27 de junho a 1 de julho de 2022 Lisboa foi palco da Conferência dos Oceanos, promovida pelas Nações Unidas e organizada conjuntamente pelos Governos de Portugal e do Quénia. O tema preponderante da Conferência foi “Reforçar a ação de proteção dos oceanos com base na ciência e inovação para a implementação do ODS 14: avaliação, parcerias e soluções “.
Como resultado dessa segunda Conferência dos Oceanos da ONU, na sexta-feira dia 01 de julho de 2022 foi adotada uma declaração política sobre a defesa dos oceanos no plenário de encerramento da reunião internacional, presidido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. O texto, intitulado “O nosso oceano, o nosso futuro, a nossa responsabilidade” ficará conhecido como Declaração de Lisboa.
A Conferência dos Oceanos das Nações Unidas foi uma oportunidade para partilhar conhecimento, gerar novas ideias e discutir questões fundamentais ao futuro do planeta e da humanidade. Ficou em evidência que existe muito a se fazer e a necessidade de começar a agir para recuperação do oceano é imediata.
A semana contou com uma extensa e intensa programação associada à Conferência, por meio de diversos eventos, seminários, palestras e encontros oficiais e paralelos ao plenário que teve lugar no Altice Arena em Lisboa.
Estiveram presentes o poder político de alto nível de mais de uma centena de nações, incluindo chefes de Estado e do Governo, peritos ligados às questões do oceano e sociedade civil, da qual a SOMAR foi representada pela presidente e co-fundadora Rafaela Prado e pela colaboradora Daniela Nobre.
Durante toda a semana de imersão na temática do oceano houve a oportunidade vital para o reforço da cooperação e parcerias internacionais, uma plataforma para a tomada de decisões na governação do oceano e, mais importante ainda, uma etapa para discutir e criar estruturas para a implementação de soluções inovadoras baseadas na ciência, ao mais alto nível político internacional.
Foi uma experiência incrível e que traz bons frutos à SOMAR por toda a conexão, todo o conhecimento aprofundado e a certeza da importância da existência dessa associação e de sua missão!
Sigamos por um oceano mais saudável, mais resiliente e equilibrado. Por um oceano mais azul!