CICAS

Centro de Interpretação de Cetáceos e Acústica SOMAR

O intuito do CICAS – Centro de Interpretação de Cetáceos e Acústica SOMAR é ser um centro inovador e de referência com caráter pedagógico e lúdico,  apresentando-se como um espaço que convida a mexer, descobrir e experimentar, capaz de inspirar e motivar os visitantes na área da sustentabilidade ambiental, provocar mudanças de pensamento, sensibilizar e transformar.

A SOMAR visa a implementação do CICAS – Centro de Interpretação de Cetáceos e Acústica SOMAR em Lagos, com foco nas áreas de conservação/educação ambiental, ecologia, oceanografia e bioacústica.

CICAS - Centro de Interpretação de Cetáceos e Acústica SOMAR

Em breve

O Centro de Interpretação de Cetáceos e Acústica SOMAR consiste numa infra-estrutura destinada a proporcionar ao visitante o conhecimento global e das múltiplas e complexas interações do oceano, com foco nos golfinhos e baleias, sob a temática do som debaixo de água, com recurso a uma base científica a qual permite, além da simples descrição informativa, a sua compreensão integral e sensorial no ambiente.

O foco centraliza-se em:

  • Divulgar informações de carácter científico e histórico de cetáceos, acústica, região do Barlavento Algarvio, do património geológico e dos animais marinhos que são encontrados no Algarve.
  • Contribuir para a Sensibilização e Educação Ambiental global dos cidadãos, necessária para a aquisição de valores, conhecimentos e práticas que promovam a manutenção e promoção da qualidade ambiental.
  • Contribuir para o desenvolvimento da consciência ecológica dos cidadãos, impulsionando assim o alcance do desenvolvimento sustentável.
  • Promover a literacia oceânica por meio de uma abordagem informativa inovadora e sensorial.
  • Promover e desenvolver atividades de educação e sensibilização ambiental para a comunidade escolar de modo a fomentar a consciência ecológica de professores e alunos para os problemas ambientais.
  • Contribuir para a sustentabilidade do turismo de observação de cetáceos e património geológico. 
  • Promover e gerir informação resultante das investigações científicas realizadas pela equipa de Investigação SOMAR e disponibilizá-la ao público. 
  • Contribuir para o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 14 – Conservar e promover o uso sustentável do oceano, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

 

disseminar o conhecimento

de forma a transpassar a sociedade por todos os diferentes públicos: grupos escolares, comunidade local, visitantes de Lagos, público em geral e crianças.

Atividades direcionadas

para cada grupo específico de forma a abranger o interesse de todos por iniciativas diferenciadas.

Colaborações e parcerias

pois se queremos um futuro melhor com mais consciência ambiental e um oceano mais protegido e resiliente precisamos da união de entidades privadas, associações, órgãos públicos e sociedade civil.

A operação tem financiamento do Programa MAR2020 (GAL Pesca do Barlavento)  para a aquisição dos meios essenciais ao arranque da atividade, contemplando os equipamentos necessários às atividades de investigação, promoção de iniciativas e colaboração com parceiros locais. 

FEAMP_CONTINENTE_COR

A operação também é cofinanciada pelo Programa +CO3SO Emprego (CRESC Algarve) para criação de postos de trabalho especializados para as valências do CICAS. 

POAlgarve_PT2020_FSE_Bom